Macau: Congresso da Associação Internacional dos Lusitanistas

Calendário
Camões, I.P.
Data
24.07.2017 - 28.07.2017
Localização
Macau

Descrição

O 12.º congresso da Associação Internacional dos Lusitanistas (AIL), a ter lugar no Instituto Politécnico de Macau (IPM), decorrerá entre 24 e 28 de julho de 2017, em Macau.

Participarão neste encontro 142 oradores de 15 países, em representação de cerca de 80 universidades, nomeadamente do Brasil, Espanha, Reino Unido, Itália, Polónia, Estados Unidos e Portugal, com as universidades de Lisboa, Porto e Coimbra.

Dezasseis académicos chineses vão participar pela primeira vez no congresso da maior associação de estudos de língua e culturas de língua portuguesa, representando as universidades de Pequim e Xangai. De Macau participam entre oito a dez académicos, um da Universidade de Macau e os restantes do IPM.

O congresso conta com a presença da ex-ministra da Cultura Isabel Pires de Lima, Rui Vieira Nery, membro da direção da Fundação Calouste Gulbenkian, Onésimo Teotónio Almeida, professor de português nos Estados Unidos e Hélder Macedo, docente do King's College em Londres.

Uma das quatro sessões plenárias vai ser dedicada à língua portuguesa no mundo, nomeadamente na China e em Macau.

Ao longo de 48 sessões paralelas estarão em destaque as literaturas portuguesa, brasileira e africana de língua portuguesa, a história contemporânea e temas ligados aos estudos feministas na literatura, sociologia e cinema.

Com Lusa e DN

Programa