Barcelona: Cerimónia de Entrega do Prémio Giovanni Pontiero

Descrição

O Camões – Centro de Língua Portuguesa em Barcelona e a Faculdade de Tradução e Interpretação da UAB promovem a cerimónia de entrega da XVII edição do Prémio Giovanni Pontiero, no dia 26 de outubro de 2017, às 18h00, na Sede do Institut Ramon Llull, onde se atribuirá o prémio à melhor tradução de língua portuguesa para o catalão.

A figura homenageada será o poeta e tradutor maiorquino Gabriel S.T. Sampol, que dará uma conferência intitulada Porquê português?. O autor foi galardoado com o VII Prémio pela tradução para o catalão do livro Fígados de Tigre, de Francisco Gomes de Amorim. Licenciado em Filologia Catalã, publicou diversos livros de poesia como Vulgata (2004) e Lisbona (2015), e traduziu autores como António Vieira, Almeida Garrett, Fernando Pessoa e José Saramago.

Na entrega do XVII Prémio Giovanni Pontiero será assegurado o acompanhamento musical por Sol Homar, cantora e percussionista Uruguaia, com os seus temas de estilo samba-funk. Trabalhou em vários grupos de teatro e dança, como compositora e intérprete, e levou a sua música até ao Brasil, à Argentina, ao Uruguai e à Europa.