Bruxelas: Homenagem a Aristides de Sousa Mendes

Calendário
Camões, I.P.
Data
29.11.2017 - 30.11.2017
Localização
Bruxelas

Descrição

Aristides de Sousa Mendes será homenageado nos dias 29 e 30 de novembro de 2017 em Bruxelas. Esta homenagem decorre numa altura em que a UNESCO inscreveu o Livro de Registos de Vistos concedidos pelo Cônsul Português em Bordéus, Aristides Sousa Mendes (que foi Cônsul de Portugal em Antuérpia entre 1929 e 1938) e em que foi publicada a obra “Aristides de Sousa Mendes – Memórias de um Neto.

O neto, e também autor da obra, realizará encontros com estudantes do Ensino Secundário (Athénée Royal Vitor Horta) e do Ensino Superior (Universidade Livre de Bruxelas) para apresentar, com recurso a um extenso arquivo fotográfico e documental, a faceta mais intimista e pessoal da figura heroica do diplomata português.

Dada a importância da atuação de Aristides de Sousa Mendes na Bélgica, a obra será também apresentada ao público em geral, na Livraria Filigranes.

Nesta ocasião, será também apresentado aos alunos do Ensino Superior (ULB) o projeto “Comboio da Memória” (projeto implementado em Portugal nas escolas secundárias e que visa a reconstituição das rotas das viagens de comboio durante a Segunda Guerra Mundial – viagens de fuga; de deportação; de liberdade). Será a oportunidade para dar a conhecer o papel de Portugal durante a guerra, enquanto país de acolhimento de muitos refugiados e de refletir sobre as lições intemporais e universais do Holocausto.

Datas e locais:

29 de novembro às 15h30 – Athenée Royal Voctor Horta (rue de la Réthorique, 16 1060 Saint Gilles)

30 de novembro às 18h30 – Livraria Filigranes (Avenue des Arts 39, 1040 Bruxelas