Tóquio: Dia de Portugal - Exposição da artista Cristina Rodrigues “Ecos do Mar”

Calendário
Camões, I.P.
Data
12.06.2018 - 17.06.2018
Localização
Tóquio

Descrição

Cristina Rodrigues, artista plástica com bases em Portugal e no Reino Unido, irá, pela primeira vez, apesentar as suas obras na ocasião da celebração do Dia Nacional.

Por ocasião das comemorações do Dia 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas estará patente ao público em Tóquio, de 12 a 17 de junho de 2018,  a exposição “Ecos do Mar” da artista plástica Cristina Rodrigues, baseada em Portugal e no Reino Unido, e organizada com o apoio do Município de Vila do Conde. As obras apresentadas  recorrem a vários materiais do artesanato português, nomeadamente  as rendas de bilros, trabalho artesanal tradicional da região.

Para além da peça central, será igualmente apresentada uma peça de mobiliário, “Angels of Colombus”, inspirada nos heróis do mar do período das Navegações. É uma homenagem aos navegadores que partiram para o mar em busca do Novo Mundo. Ainda parte integrante da exposição é a instalação “Urban Dwellers”, constituída por 400 sapatos unidos por fitas de cetim e inspirada na manifestação de protesto em Paris, depois do ataque terrorista de 2015.

Durante a exposição será projetado um video de apresentação sobre a tradição das rendas de bilros e o trabalho das rendilheiras de Vila do Conde. Nos dias 16 e 17 de junho de 2018 terá lugar uma mostra de venda de produtos portugueses, incluindo a filigrana, vinhos, azeites e artesanato diverso.