Santiago de Compostela: Conferência com Teresa Salgueiro sobre “A renovação da música portuguesa”

Descrição

O Camões – Centro Cultural Português em Vigo em colaboração com a Cidade da Cultura da Galiza vai organizar no dia 16 de junho de 2018, às 12h locais, uma conferência com Teresa Salgueiro subordinada ao tema “A renovação da música portuguesa”, inserida nos Ciclos de Cultura Contemporânea Nexos que habitualmente ocorrem com uma regularidade bimensal.

Programa:

12:00 | Entrevista: Teresa Salgueiro. Cantora e compositora, foi a vocalista dos “Madredeus” durante vinte anos (de 1987 a 2007), gravando 11 discos nessa etapa. Na sua posterior carreira a solo editou os discos “Obrigado” (2006, com José Carreras, Caetano Veloso, Angelo Branduardi e Carlos Núñez), “ Você e eu” (2007, com João Cristal), “La Serena” (2007, com Lusitânia Ensemble), “Matriz” (2009, com Lusitânia Ensemble), “O Mistério” (2012, já com a sua própria banda), “La golondrina y el horizonte” (2015) e “O Horizonte” (2016). Em 1995 foi nomeada Oficial da Ordem do Infante Dom Henrique.

13:00 | Atuação musical surpresa

Em 2011 o Fado foi declarado Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Um justo reconhecimento de uma criação cultural que soube indo atualizar-se até hoje. O Fado não esgota o repertório da música portuguesa: nos anos 60 e 70 do século passado surge a ”nova canção portuguesa” da mão de Zeca Afonso, Carlos Paredes ou Fausto, combinando magistralmente a canção de Coimbra, o cancioneiro popular português e o folk estrangeiro. Nas décadas seguintes, conforme Portugal se foi abrindo ao mundo e a música popular portuguesa se misturava com novas sonoridades, também os seus artistas iam ganhando eco na esfera internacional. Poderíamos citar múltiplos exemplos, da “música do mundo” à música africana, do pop-rock ao jazz, mas, talvez, tenham sido os “Madredeus” o maior estandarte musical do país, com tournées por 41 países e mais de 5 milhões de discos vendidos. Ao longo desta sessão realizaremos um percurso pela evolução do panorama musical de Portugal.

Cidade da Cultura da Galiza – Santiago de Compostela
Auditorio Xosé Neira Vilas

Monte Gaiás Cidade da Cultura, S/N, 15707 Santiago de Compostela

Mais informações: http://www.cidadedacultura.gal/es/evento/nexos-la-renovacion-de-la-musica-portuguesa ; https://www.facebook.com/InstitutoCamoesVigo