Banguecoque: Concerto de Rodrigo Leão em Banguecoque

Descrição

Teve lugar no dia 12 de junho de 2018, no Small Hall do Thailand Cultural Centre, a estreia de Rodrigo Leão na Tailândia.

O espetáculo “Os Portugueses”, organizado pelo Camões - Centro Cultural Português em Banguecoque e a Embaixada de Portugal, em colaboração com o Ministério da Cultura tailandês, marcou a abertura oficial das celebrações dos 500 anos do Pacto de Amizade e Comércio entre Portugal e o Sião (1518-2018).

Em palco, Rodrigo, acompanhado pela cantora moçambicana Selma Uamusse e por uma formação ancorada num ensemble de cordas (violino, violoncelo e viola), com os músicos Viviena Tupikova, Carlos Gomes e Bruno Silva, bem como pelo multi-instrumentista, João Eleutério, presenteou a audiência com uma notável e deslumbrante performance.

O espetáculo reuniu temas instrumentais escritos por Rodrigo Leão para a série televisiva de Joana Pontes e António Barreto Portugal, um Retrato Social.

A sala esteve lotada (436 lugares) e a reação do público foi notoriamente emotiva. De referir que a audiência era maioritariamente constituída por tailandeses que na generalidade desconhecem a música portuguesa. Foi, portanto, uma oportunidade de darmos a conhecer mais da cultura contemporânea portuguesa nesta parte do mundo.

Esta iniciativa contou com o apoio do Camões, I.P. e do grupo económico tailandês Siam Piwat e Icon Siam.