Hamburgo: Participação Portuguesa no 34.° Festival Internacional de Curtas-Metragens Hamburgo

Descrição

A 34.ª edição do Festival Internacional de Curtas-Metragens Hamburgo teve lugar de 5 a 11 de junho de 2018 e contou com cinco filmes portugueses no Concurso Internacional.

O Festival Internacional de Curtas-Metragens de Hamburgo, fundado em 1985, dedica-se a curtas-metragens independentes: o Concurso Internacional espelha tendências mundiais estéticas e novas narrativas, o Concurso Nacional a situação nas Escolas Superiores de Cinema na Alemanha, e o Concurso denominado “Deframed” filmes experimentais. O festival que apresenta uma média de 400 filmes e conta com cerca de 14.000 visitantes, tem regularmente apresentado, nos últimos anos, filmes portugueses.

Depois da estreia nacional no IndieLisboa e de ter vencido o prémio principal do Festival Internacional de Cinema Experimental de Bucareste, a curta-metragem de Jorge Jácome, "Flores", foi novamente premiada e venceu os prémios do público e da competição internacional do Festival de Curtas Metragens de Hamburgo. "Flores" é uma jornada melancólica sobre amizade, resistência e identidade territorial, que parte de uma catástrofe natural associada a uma praga de hortênsias, que obriga toda a população dos Açores a abandonar a ilha: https://vimeo.com/215822827

Jácome já exibiu a sua obra em festivais de cinema e exposições não só em Portugal mas também Espanha, França, Alemanha, Eslovénia, Polónia e Israel, e já esteve presente em retrospetivas no New Bedford Whaling Museum, na CalArts - California Institute of the Arts e na Georgetown University.

O Internationales Kurz Film Festival Hamburg (Festival Internacional de Curtas-Metragens de Hamburgo ) conta com o apoio do Camões – Centro Cultural Português em Berlim.