Praga: Comemorações do 10 Junho

Descrição

O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas foi comemorado em Praga no dia 12 de junho de 2018, com atividades promovidas pela Embaixada de Portugal em Praga.

O evento decorreu este ano no Teatro Pod Palmovkou, com a presença do Secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Alex Chmeler, e do antigo Ministro da Cultura, Daniel Herman.

Na ocasião, foi entregue a Medalha de Mérito das Comunidades Portuguesas, grau ouro, à professora Marie Havliková.

O evento incluiu a apresentação do projecto OMIRI, uma das mais originais obras de reinvenção da música tradicional portuguesa que traz a palco músicos e sons de todo o país a tocar e a cantar, não em carne e osso mas em som e imagem, com recolhas transformadas e manipuladas em tempo real, servindo de base para a composição e improvisação musical de Vasco Ribeiro Casais. O autor e líder do projeto apresenta temas tradicionais portugueses revistos sob abordagens rítmicas de viras, malhões, repasseados ou corridinhos, que dialogam com o break beat e o drum’n’bass sem complexos.

Nas comemorações foram ainda promovidos produtos portugueses, iniciativa que que contou com o apoio da Câmara Municipal de S. Pedro do Sul.

Marie Havlíková