Praga: Entrega da Medalha de Mérito das Comunidades

Calendário
Camões, I.P.
Data
12.06.2018
Localização
Praga

Descrição

Por ocasião da cerimónia oficial das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, a Embaixadora de Portugal em Praga entregou, no dia 12 de junho de 2018, por incumbência do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, a Medalha de Mérito das Comunidades Portuguesas, grau ouro, e respetivo diploma a Marie Havlíková, figura ímpar da academia checa ligada ao mundo lusófono.

Marie Havlíková começou a sua carreira em 1977, após desenvolver estudos de graduação na República Checa, Bélgica e Portugal. Doutorou-se em 1987 na Universidade Carolina de Praga, tendo imediatamente iniciado o seu percurso profissional como professora de língua e cultura portuguesas em instituições como o Centro para o Estudo das Línguas Estrangeiras, a Faculdade de Pedagogia ou a Faculdade de Letras da Universidade Carolina, em Praga, onde dirigiu as disciplinas de Literatura Portuguesa e de Literatura Brasileira.

Entre 2002 e 2010 acumulou a sua atividade letiva em Praga com o cargo de leitora de língua portuguesa e culturas dos países lusófonos na Cátedra de Línguas Românicas da Universidade da Boémia Ocidental, em Pilsen.

Para além de docente, Marie Havlíková tem vindo a destacar-se também como tradutora de escritores nacionais, de entre os quais se destacam Bernardim Ribeiro, António Lobo Antunes, Afonso Cruz ou José Luís Peixoto.

Como académica, escreveu e publicou mais de 40 títulos em revistas internacionais da especialidade, sendo autora ou co-autora de dicionários, ensaios e manuais técnicos de língua portuguesa.

Aposentada desde 2010, Marie Havlíková continua a trabalhar em prol da cultura portuguesa, dirigindo um seminário de tradução literária na Universidade Masaryk em Brno e desenvolvendo investigação em literatura dos países da CPLP, designadamente em literatura de tradição oral dos países africanos de expressão portuguesa.