Beira e Nampula: Seminário de Jornalismo Cultural

Descrição

A SóArte Media, em parceria com o Camões, I.P. e a Associação IVERCA realizam, em 2018, a segunda Edição do Seminário de Jornalismo Cultural.

As atividades iniciaram em Maputo, com a realização, no mês de março do corrente ano, da segunda edição do Seminário de Jornalismo Cultural, com a participação dos seguintes oradores: Jeremias Langa, MC Roger, Melita Matsinhe, Severino Ngoenha, Paulina Chiziane, Júlio Manjate, Rogério Sitoe, Francisco Manjate, Inocêncio Albino, Alda Costa, Pompilío Gemuce, José dos Remédios, Paulo Chibanga, Moreira Chonguiça, G2, Mia Couto, Amosse Macamo, Milton Machel, Lucía Rubio, Teresa Nicolau e Catarina Simão.

Prosseguindo com o objectivo inerente a esse seminário, de promover o debate sobre o espaço das artes e cultura na comunicação social em Moçambique, assim como de estabelecer pontes entre os diferentes atores culturais de Moçambique abarcando áreas como a cultura, o jornalismo, o património, as tecnologias de informação e comunicação, a educação, entre outras, promove-se a realização, nas cidades de Nampula e da Beira, de Oficinas sobre Cultura e Plataformas Digitais.

Estas oficinas visam realçar as mais-valias das tecnologias de informação e comunicação para a divulgação de trabalhos culturais, para a intervenção no debate artístico e cultural, para criar novas oportunidades de negócios no âmbito cultural e jornalístico, e para a formação de guias turísticos. Neste sentido, convidam-se para participar nas Oficinas sobre Cultura e Plataformas Digitais jornalistas, gestores culturais, de ambos os sectores público e privado, educadores, artistas e membros da sociedade civil.

Na cidade de Nampula, as sessões irão decorrer de 8 a 12 de outubro, nas instalações da IREX (Rua de Sofala, 46, Nampula), das 08h00 às 11h00.

Na cidade da Beira, a Oficina sobre Cultura e Plataformas Digitais terá lugar no Camões - Centro de Língua Portuguesa da Beira (Universidade Pedagógica - Delegação da Beira) de 15 a 19 de Outubro, das 08h00 às 11h00.

O Seminário de Jornalismo Cultural é organizado e realizado pela SóArte Media e Associação IVERCA. Este ano foi financiado pela União Europeia, pela Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento e pelo Camões, I.P.