Taganrog: I Festival de cinema português

Calendário
Camões, I.P.
Data
25.10.2018 - 28.10.2018

Descrição

Terá lugar de 25 a 28 de outubro de 2018 no Centro Municipal da Juventude de Taganrog, capital cultural do sul da Rússia, o I Festival de cinema português.

 O festival abre no dia 25 de outubro de 2018 com a exibição de "Zeus", de Paulo Filipe Monteiro, obra que retoma o percurso dos últimos anos de vida do escritor Manuel Teixeira Gomes, político, diplomata e Presidente da República de 1923 a 1925, que morreu em 1941, no exílio, em Bougie, na Argélia. Entre os outros filmes a exibir em Taganrog contam-se também o documentário "A Um Mar de Distância", de Pedro Magano, distinguido pelo festival Caminhos do Cinema Português, em 2016, sobre portugueses que morreram na pesca do bacalhau, durante o Estado Novo, na Terra Nova e na Gronelândia."Uma Rapariga da Sua Idade" de Márcio Laranjeira, e "A Mãe é que Sabe", de Nuno Rocha, são as outras longas-metragens a exibir na capital cultural do sul da Rússia. 

Entre as curtas-metragens programadas contam-se "O Homem Eterno", de Luís Costa, "De Gente se Fez a História", de Inês Vila Cova, "Ascensão", de Pedro Peralta, e “Cidade Pequena”, de Diogo Costa Amarante, premiada este ano com o Urso de Ouro do Festival de Berlim.

A iniciativa, do Camões, I.P. e da Embaixada de Portugal na Rússia, é levada a cabo em estreita colaboração com o Departamento Cultural da Administração de Taganrog, e com o Centro Municipal de Juventude da cidade.