Viena: José Saramago lembrado na sede vienense do Instituto Cervantes

Descrição

Vinte anos após a distinção de José Saramago com o Prémio Nobel da Literatura, terá lugar, no dia 18 de outubro de 2018, na sede vienense do Instituto Cervantes, um evento de homenagem ao nobelizado português.

A iniciativa iniciar-se-á com a projeção do documentário «José e Pilar», realizado por Miguel Gonçalves Mendes, à qual se seguirá uma mesa-redonda onde participarão a sua mulher, a jornalista espanhola Pilar del Río, responsável pela tradução de grande parte da sua obra para castelhano, o escritor e jornalista Javier Rioyo, um dos primeiros a interessar-se pela literatura de Saramago e pela sua difusão em Espanha, e Marianne Gareis, tradutora para alemão de vários romances do escritor. A conversa entre os três protagonistas será antecedida por uma resenha sobre a personalidade literária de José Saramago proferida pelo responsável pelo Centro de Língua Portuguesa – Camões do Instituto de Românicas da Universidade de Viena, Alcides Murtinheira.

De assinalar ainda que decorrem dez anos sobre a publicação de um dos seus romances mais conhecidos, «A Viagem do Elefante», em que, de certo modo, têm protagonismo Portugal, a Espanha e a Áustria.