Luanda: Lançamento da obra "Ritmos da Luta – O Semba como ferramenta de libertação"

Descrição

No dia 13 de novembro de 2018, às 18h00, no Camões - Centro Cultural Português (CCP) em Luanda, será lançada a obra Ritmos da Luta – O Semba como ferramenta de libertação, da autoria de Fernando Carlos. O lançamento ocorre no âmbito de uma parceria com a “Asas de Papel Editora”,  no quadro da “Divulgação de Jovens Escritores", criada pelo CPP em Luanda para dar a jovens autores a oportunidadede de mostrarem o seu trabalho e darem a conhecer ao público a sua primeira obra literária.    

Segundo Kizua Gourgel, que fez o prefácio da obra, «Vários foram os momentos importantes de transição e de progressão da música angolana. Mas o aparecimento do N’gola Ritmos foi com certeza o mais marcante. Quando surgiu, em 1974, o agrupamento tinha como objetivo combater a opressão cultural colonial e afirmar a identidade musical nacional. (…) com os N´gola Ritmos nasceu uma nova linguagem da música angolana. As harmonias ganharam novos contornos nas mãos de Liceu Vieira Dias, que trouxe o violão clássico para estilos nacionais como a Cazucuta e a Cabetula e abriu portas para novos rumos musicais como o Semba, descendente da Rebita. (…) A influência dos N´gola Ritmos e de Liceu Vieira Dias é tal que nos dias de hoje está na base do surgimento de novos estilos musicais e definições estilísticas como a Massemba e o Semba cadenciado. Também o violão de Liceu é sentido em qualquer dedilhado dos mais variados estilos que Angola oferece. (…) Já existe uma nova vaga musical denominada por alguns de (NMA (nova música angolana), também ela baseada no resgate e no aprimoramento das linhas harmónicas e rítmicas nascidas dos N’gola Ritmos. Vários nomes sonantes, apesar de jovens, têm assumido esta linguagem musical como a “bossa nova” de Angola”.»

 

Sobre o autor

Fernando Carlos nasceu em 1993, em Luanda, Angola. É ator, dramaturgo, compositor, slammer, médico-palhaço e contador de estórias. Começou a sua atividade artística aos 13 anos. Enquanto dramaturgo escreveu e adaptou para o teatro peças como “Sonhos de Rua”, “Issunje”, “O Ano do Cão”, “Muxima”, “Kakulo”, “Kabaça” e “A Praça do Conto”. É também compositor e mentor do projeto “Cantar para Elas”, que leva artistas consagrados a emprestar as suas vozes e canções infantis inéditas da sua autoria. Desde 2014, trabalha como médico-palhaço no Hospital Pediátrico David Bernardino, num projeto da Fundação Menor de teatro infantil e contador de estórias. Em 2017, tornou-se campeão de spoken word, no concurso “Luanda Slam”.