Praga: Reunião de Jovens Tradutores

Calendário
Camões, I.P.
Data
03.11.2018 - 04.11.2018
Localização
Praga

Descrição

Entre os dias 3 e 4 de novembro de 2018 decorreu, no Camões - Centro de Língua Portuguesa (CLP) em Praga uma Oficina de Tradução que contou com a nova geração de filólogos checos formados em Língua Portuguesa pelas universidades nacionais.

Responderam ao mote de Šárka Gruová, chefe do Departamento dos Estudos Lusobrasileiros da Universidade Carolina de Praga, 22 estudantes e ex-estudantes oriundos das Universidades de Brno, Olomouc e Praga, para um fim de semana intensivo de tradução em Língua Portuguesa.

A oficina contou com a tradução de contos de autores lusófonos, levados a cabo pelos alunos de mestrado e doutoramento para a língua checa e língua eslovaca e objetivou o enriquecimento de competências no campo da tradução literária, bem como o estímulo desta atividade como perspetiva profissional.

"Foi interessante trabalhar em grupo e verificar que cada pessoa interpreta um determinado texto de uma maneira diferente. A troca de ideias, sob a supervisão da Dra. Grauová, foi bastante enriquecedora.", avalia Štěpánka Huláková, uma das participantes do encontro.

"Mesmo que a tradução seja uma forma de processo criativo bastante individual, o trabalho em grupo foi muito profícuo para mim. Durante as nossas discussões surgiram várias ideias e possibilidades de tradução, o que me permitiu interpretar os textos também de outros pontos de vista.", refere Petra Šantorová, bolseira Fernão Mendes Pinto do CLP em Praga.

Prevê-se a realização de futuras edições da Oficina de Tradução no decorrer do próximo ano em diferentes cidades da República Checa.

A iniciativa foi organizada pela Sociedade Checa de Língua Portuguesa e pelo CLP em Praga.