Pangim: Ana Filomena Amaral no GALF 2018

Calendário
Camões, I.P.
Data
04.12.2018
Localização
Pangim

Descrição

Respondendo a uma solicitação dos organizadores do Festival de Arte e Literatura de Goa, realiza-se, no dia 4 de dezembro de 2018, no Camões-Centro de Língua Portuguesa em Pangim uma sessão do “Curtain Raiser Session for Goa Arts & Literature Festival (GALF) 2018”.

O encontro literário, moderado por Delfim Correia da Silva, responsável pelo CLP, contará com a presença de três escritoras: Ana Filomena Amaral (Portugal), Suneeta Peres da Costa (Austrália) e Margaret Mascarenhas (Goa-Índia).

A escritora portuguesa, curadora do Festival Literário Internacional do Interior - Palavras de Fogo, realizado em junho deste ano, em onze concelhos do interior de Portugal, publicou diversos trabalhos de investigação e quase uma dezena de obras de ficção, tendo recebido, em 2015, o prémio internacional de conto da cidade de Araçatuba, S. Paulo, com o conto “Mulheres de água”. Um dos seus livros, “A Casa da Sorte” (2004), viria a ser traduzido nos Estados Unidos com o título “Vaulted Home: Those who cheated death” (2014). A presença feminina na sua obra, para além das preocupações sociais e ambientais mais contemporâneas, será o ponto central da conversa com a escritora goesa Margaret Mascarenhas autora dos romances “Skin” (2001), e “The Disappearance of Irene dos Santos” (2009) e com Suneeta Peres da Costa, autora da novela “Saudade”, escritora de origem goesa a residir na Austrália.

O Camões-Centro de Língua Portuguesa tem, desde a inauguração das suas novas instalações em Pangim, em 2017, promovido os encontros literários “Talking with Writers@Camões”, com escritores portugueses e estrangeiros, como por exemplo Rui Zink, Bruno Vieira Amaral, José Luís Peixoto, Margaret Mascarenhas e David Collin.