Moscovo: VI Festival de Cinema

Calendário
Camões, I.P.
Data
19.12.2018 - 23.12.2018
Localização
Moscovo

Descrição

O público de Moscovo é convidado a seguir, de 19 a 23 de dezembro de 2018, os trilhos da mais recente cinematografia portuguesa.

Entre as 5 longas-metragens encontram-se o drama de cariz histórico Peregrinação centrado num dos principais rostos da gesta marítima portuguesa; uma viagem ao cinema de Manoel de Oliveira, ao seu método, ao seu modo de filmar, às suas prodigiosas invenções cinematográficas com O Cinema, Manoel de Oliveira, e eu; um retrato da realidade de milhões de pessoas, confrontadas com as diferenças culturais, com os mal-entendidos induzidos pelas barreiras linguísticas, durante os seus percursos em busca de uma vida melhor, com Carga, enquanto a apetecível comédia Fátima nos transporta para a realidade da tradicional peregrinação genuinamente portuguesa, num paradoxo entre a vida humana e a necessidade de Deus, ou a necessidade do transcendente.

Assinalando duas décadas da morte do poeta, Al Berto é construído como um poema visual, um retrato da vida do poeta, nos primeiros anos, após a revolução do 25 de abril de 1974. Cada obra revela uma preocupação ética, a permanência de uma “fisionomia nacional”, das suas origens e consequências, num cinema intuitivamente eleito como lugar de reflexão sobre o próprio país e a própria cultura. A iniciativa deve-se ao Camões, I.P. e à Embaixada de Portugal em Moscovo, em colaboração com o cinema Illuzion.