Banguecoque: Exposição de fotografia “Wandering in Portugal”, de Rui Palha

Calendário
Camões, I.P.
Data
04.10.2018 - 31.10.2018
Localização
Banguecoque

Descrição

O fotógrafo português Rui Palha esteve presente na inauguração da sua primeira exposição em Banguecoque, que esteve patente de 4 de outubro a 31 de outubro de 2018, a convite do Camões – Centro Cultural Português (CCP). As fotografias selecionadas da sua obra deram origem à exposição retrospetiva Wandering in Portugal na galeria House of Lucie, a mais conceituada de Banguecoque, com a qual o CCP desenvolveu a sua primeira parceria.

Rui Palha, nascido em Lisboa, em 1953, é um fotógrafo urbano, que deambula em busca da  essência das ruas. Na sua narrativa fotográfica, as luzes, a arquitetura, a geometria, os reflexos, os rostos, a diversidade cultural, as silhuetas, os objetos, os instantes que compõem o quotidiano são capturados sempre a preto e branco.

Para Banguecoque, o CCP, juntamente com a curadora convidada, Oya Aydin, selecionou séries de fotografias de diferentes localidades portuguesas (Lisboa, Porto, Guimarães, Ericeira, Costa da Caparica, Esmoriz), integradas em nichos temáticos (ângulos, água, contraluz, calçada, rostos), pretendendo-se assim revelar a diversidade urbana de Portugal em instantes do quotidiano.

Cerca de 300 pessoas estiveram presentes na abertura da exposição, que contou ainda com dois momentos musicais interpretados por crianças da  Immanuel Children Orchestra, que apresentaram "Canção do Mar" e "Lisboa, menina e moça", ao violino. Os visitantes tiveram a oportunidade de apreciar não só as fotografias mas também conversar com o fotógrafo sobre as suas motivações, técnicas e histórias dos momentos fotografados.

A exposição, que esteve patente até ao dia 31 de outubro de 2018, foi visitada por centenas de pessoas, entre elas, diversas escolas e faculdades de fotografia.

Algumas das fotografias foram oferecidas pelo fotógrafo para exposição permanente na Chancelaria e na Residência, enriquecendo assim o espólio artístico contemporâneo destes espaços.

Mais informações em: https://www.facebook.com/PCCBangkok/posts/1353445444786742

 

7026 1