Santiago do Chile: Raquel André no Matucana 100 com “Coleção de Amantes”

Descrição

Raquel André apresenta o seu trabalho ‘Coleção de Amantes’ no Matucana 100, em Santiago do Chile, com o apoio do Camões, I.P./Embaixada de Portugal no Chile. Com programação na área do teatro, performance, artes visuais, música e dança, o Matucana 100 é um dos espaços mais dinâmicos da cidade. Nos dias 25 e 26 de janeiro de 2019 estão marcados encontros com participantes. No dia 28 há espetáculo.

Descrição:

O que esperamos de um encontro na era das redes sociais? Este é um testemunho real sobre uma coleção de mais de 100 encontros.

Depois de Rio de Janeiro, Lisboa, Ponta Delgada e Loulé, amantes do Médio Tejo também aceitaram o convite para se encontrar com Raquel. Um primeiro encontro de anónimos, uma hora à disposição, infinitas hipóteses para uma situação em conjunto, forjando a intimidade de quem se conhece há muito. ‘Coleção de Amantes’ amplifica em palco uma reflexão sobre os limites entre o privado e o público, sobre memória e espectativa, revelando como os domínios da ficção e do real se confundem. E Raquel, colecionadora obcecada, guarda cada encontro na sua coleção peculiar, efémera e infinita. Uma coleção de coisas raras, tão raras quanto a intimidade.

Raquel André (Lisboa, 1986) Performer, atriz, encenadora e pesquisadora. Desenvolve o seu trabalho independente desde 2010. Apresentou-se em Portugal, Espanha, Brasil, Cuba e Argentina. Formou-se em Teatro pela Escola Superior de Teatro e Cinema em Lisboa (2009) e é Mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, com orientação da pesquisadora-performer Eleonora Fabião e Bolsa de Pesquisa da Fundação Calouste Gulbenkian (2014-2016). Desde 2011 que vive na ponte aérea entre o Rio de Janeiro e Lisboa. Em 2011 foi Bolseira Inov-Art na Cia dos Atores, no Brasil, e desde então desenvolveu vários projetos cariocas.

Conceito e direção: Raquel André

Cocriação e espaço cénico: Raquel André, Bernardo de Almeida

Colaboração artística: António Pedro Lopes

Em cena: Raquel André

Música: Noiserv

Sonoplastia: Tiago Martins

Desenho de Luz: Eduardo Abdala

Co-produções: Materiais Diversos, Teatro Nacional D. Maria II (PT), Tempo – Festival das Artes (BR)

Programação: http://www.m100.cl/programacion/coleccion-de-amantes/