Zurique: Colóquio “Modelos e desvios. Transgressão de géneros em culturas de língua portuguesa”

Calendário
Camões, I.P.
Data
24.05.2019
Localização
Zurique

Descrição

A Cátedra Carlos de Oliveira na Universidade de Zurique, dirigida pela Profª. Maria Ana Ramos, promove, nos dias 24 e 25 de maio de 2019, mais um colóquio sob o tema Modelos e desvios. Transgressão de géneros em culturas de língua portuguesa.

A produção literária, entre diferentes estratégias, procura servir-se da transgressão, ao afastar-se de modelos canónicos e de preceitos institucionalizados, podendo assim subverter a ordem estabelecida e (des)construir experiências de pensamento. Mas também a expressão oral se serve de ruturas, não só pelos fundamentos da mudança linguística, mas também por ações intencionais que procuram descumprir práticas recomendadas.

Empregando género em sentido amplo, este colóquio pretende refletir em questões referentes à desobediência a paradigmas, tanto no produto literário e (para)literário, como no plano da língua (infração a propriedades gramaticais). Da poesia medieval, entre lirismo, equívocos e paródia, às vozes subversivas subsequentes e, sobretudo, às vozes femininas ‘silenciadas’ (autoras, freiras, solteiras, mal-casadas, domésticas, etc.), examinar-se-ão casos de transgressão na língua e na(s) escrita(s) em português.

Consulte aqui mais informações.

7229 2