Banguecoque: Recital de Piano e palestra da pianista portuguesa Inês Filipe no Festival Internacional de Piano de Banguecoque 2019

Calendário
Camões, I.P.
Data
29.08.2019 - 31.08.2019
Localização
Banguecoque

Descrição

O Camões - Centro Cultural Português em Banguecoque, em parceria com o Festival Internacional de Piano de Banguecoque organizou, pela segunda vez consecutiva, nos dias 29 e 31 de agosto de 2019, uma palestra e um recital de música clássica com a jovem pianista portuguesa Inês Filipe.

No dia 29 de agosto, Inês Filipe visitou o Department of Music Performance of Assumption University of Thailand, para realizar um mini-recital e uma palestra para 14 estudantes de piano. A pianista teve a oportunidade de interpretar composições variadas, à medida que ia explicando o estilo composicional das obras, especialmente as de autoria portuguesa, visto ser uma nova temática para estes estudantes que desconheciam esses compositores. O grupo de estudantes era composto por diversas nacionalidades: tailandesa, chinesa, birmanesa, indonésia e vietnamita.

Depois do mini-recital, decorreu uma conversa de 40 minutos com o grupo de estudantes, que fizeram perguntas sobre a carreira profissional da pianista portuguesa,  pediram-lhe sugestões sobre como melhorar os seus desempenhos e orientações para o futuro como pianistas e músicos.

No dia 31 de agosto, decorreu o recital de piano, integrado na sétima edição do Festival Internacional de Piano de Banguecoque. Numa sala lotada (125 pessoas), a jovem pianista apresentou reportório constituído por Prokofiev – Fugitive Visions; Lopes-Graça – Sonatina n.1; Freitas Branco – Prelúdios; e Debussy – Prelúdios, acompanhando cada momento pela respetiva contextualização da peça e seu compositor em conversa com a audiência. No final, os membros da audiência expressaram o seu contentamento e felicitaram a pianista pela interpretação admirável.