Lisboa: Exposição “Visiones – Paco Bou”

Descrição

No âmbito das celebrações do Dia da Cultura Nacional de Cuba, o presidente do Camões, I.P., Luís Faro Ramos, e a embaixadora da República de Cuba, Mercedes Martínez Valdés vão inaugurar a exposição "Visiones - Paco Bou" no dia 25 de outubro de 2019, às 18h30, na sala de exposições do Camões, I.P. (Av. da Liberdade, 270). 

A exposição é organizada pela Embaixada de Cuba em Lisboa e tem curadoria de Eduardo Raonel.

Paco Bou dedica-se à fotografia de imprensa e fotografia artística. Trabalhou para a empresa britânica Skuba promotions Ltd, colaborou com as revistas Marie Claire Espanha, Mais Mais do Brasil e com a revista Oclae desde 1984.

Trabalha desde 1991 como fotojornalista de cinema da revista cubana de cinema do ICAIC. No seu vasto trabalho há ótimos relatos das filmagens e co-produções de muitas personalidades do cinema e da cultura , como Pedro Almodóvar, Maribel Verdú, Steven Spielberg, Benicio del Toro, Kevin Costner e outros, assim como artistas plásticos internacionais.
Participou em mais de vinte exposições internacionais em diferentes países de vários continentes. É Membro da Adavis pela proteção da fotografia e das artes visuais.

A sua experiência em vários festivais de ballet e jazz deu-lhe importantes prémios e menções, entre os quais se destacam o primeiro prémio do revista Cuba International, prémio de festivais de Photo Jazz em edições diferentes, etc.

Paco desempenhou o papel de um dos principais arquivos fotográficos da Prima Ballerina Assoluta; Alicia Alonso, bem como o do Ballet Nacional de Cuba, em suas galas ou funções nacionais e internacionais. Trabalhou como fotógrafo pessoal e autorizado desta dançarina e sua Companhia.

A exposição “Visones – Paco Bou” está patente até ao dia 22 de novembro de 2019, na Sala de Exposições do Camões, I.P. (Av. da Liberdade, 270 e poderá ser visitada nos dias úteis entre as 9h30 e as 13h30 e as 14h30 e as 18h30.