Banguecoque: Exibição do documentário "Henrique de Malaca - um Malaio e Magalhães", de Pedro Palma

Descrição

Realiza-se no próximo dia 22 de janeiro de 2020, às 19h00, a apresentação do documentário Henrique de Malaca - um Malaio e Magalhães, de Pedro Palma, na Siam Society, em Banguecoque, com a presença do realizador e do produtor.

No documentário, o realizador foca-se na figura real de Henrique de Malaca, o servo de Fernão de Magalhães, no contexto da primeira viagem de circum-navegação do Mundo entre 1519 e 1522. Pedro Palma, através de entrevistas a historiadores e investigadores portugueses, espanhóis, malaios, argentinos e filipinos, apresenta a vida de Henrique de Malaca, seguindo os passos deste homem que se tornou amigo e intérprete de Magalhães.

O documentário, realizado a pedido da Fundação malaia Yayasan DMDI, aborda a possibilidade de Henrique ter sido o primeiro homem a completar a circum-navegação do mundo, ao ter regressado a Malaca (de onde partira uns anos antes) após a morte de Fernando Magalhães na batalha de Cebu, nas Filipinas.

Este evento enquadra-se nas celebrações do V centenário da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães e é de admissão livre.

O documentário, falado em português e em inglês, terá legendagem em tailandês. No final da exibição, haverá uma sessão de esclarecimentos aberta a perguntas.

 

Trailer