Viena: Curtas-metragens portuguesas em competição na 17.ª edição do VIS Vienna Shorts (online)

Descrição

A curta-metragem "Apiyemiyekî ?", da realizadora brasileira Ana Vaz, uma coprodução com Portugal, sobre as ameaças ao povo Waimiri-Atroari da Amazónia durante a ditadura militar brasileira, e a terceira curta-metragem de Pedro Neves Marques intitulada A Moradia, foram selecionadas para a secção competitiva internacional «FIDO Fiction & Documentary» do VIS VIENNA SHORTS - Festival Internacional de Curtas-metragens, Animação e Videoclip que acontece entre 28 de maio e 2 de junho de 2020.

Contrariamente ao que vem acontecendo desde a sua 1.ª edição, em 2004, o festival, este ano, na sua 17.ª edição, não se realiza em vários espaços no centro de Viena, mas antes on-line. Sendo parceiro da European Film Academy (EFA) é um festival de qualificação para a categoria de curta-metragem do European Film Award que inclui a Berlinale, Rotterdam, Locarno e Veneza, bem como os festivais de curta-metragem de Clermont-Ferrand, Tampere e Vila do Conde. Um total de 96 curtas-metragens, distribuídas por quatro secções competitivas, duas internacionais e duas austríacas, encontram-se a competir pela qualificação da referida distinção.

Outra produção portuguesa presente no evento é a curta de Lukas Berger, intitulada "Wuqiao Circus", que integra o programa «Topic - Film Art Love».

Créditos da Foto: "Apiyemiyekî " (Ana Vaz)