Maputo: Iniciativa "Ler Olhos nos Olhos" - Conversa com José Pacheco Pereira e Adriana Lisboa

Calendário
Camões, I.P.
Data
08.09.2020
Localização
Maputo, Moçambique

Descrição

Têm lugar, nos dias 8 e 9 de setembro de 2020 respetivamente, duas conversas com José Pacheco Pereira e Adriana Lisboa respetivamente,  no âmbito da iniciativa "Ler Olhos nos Olhos".

José Pacheco Pereira nasceu no Porto, em 1949. Participou na luta contra a ditadura antes do 25 de Abril. Foi professor de vários graus de ensino. Foi deputado na Assembleia da República e no Parlamento Europeu, e dirigente do PSD. Publicou mais de uma dezena de livros sobre História e Política. Colabora regularmente na imprensa escrita, na rádio e na televisão. É autor do programa da SIC Notícias Ponto Contraponto e faz parte do painel do mais antigo debate político português: A Quadratura do Círculo. É autor dos blogues Abrupto, Estudos sobre o Comunismo e Ephemera. Dedica-se desde há muito à preservação de livros, periódicos, documentos e objetos ligados à memória da história contemporânea portuguesa. Criou e mantém o Arquivo / Biblioteca Ephemera, o maior arquivo privado português.

Adriana Lisboa nasceu no Rio de Janeiro, em 1970, onde passou a infância e a adolescência. Mais tarde viveu em Brasília, em Paris e em Avignon. Estudou Música e Literatura e foi flautista, cantora e professora. Vive atualmente em Denver, nos Estados Unidos, e dedica-se inteiramente à escrita e à tradução. Rakushisha é o seu terceiro romance. Obteve o Prémio José Saramago.

A Iniciativa "Olhos nos Olhos", organizada pelo Município de Oeiras (Portugal), promove conversas com escritores  de Língua Portuguesa, que são divulgadas em direto (streaming), a partir da página do Facebook do Camões - Centro Cultural Português em Maputo.