Chile: Exposição “Encontro dos Três Mundos: A 500 Anos da Primeira Circum-navegação do Planeta”

Calendário
Camões, I.P.
Data
11.11.2020 - 31.12.2020
Localização
Chile

Descrição

Foi inaugurada a Exposição comemorativa do V Centenário da Circum-Navegação “Encontro de três mundos. 500 Anos depois da primeira circum-navegação do planeta”, apoiada pelo Camões, I. P., e da responsabilidade do Ministério da Cultura Chileno, em conjunto com a Biblioteca Nacional.

A exposição conta com acervo cartográfico, iconográfico, ilustrativo e informativo relativo à viagem, com o objetivo de apresentar o momento do encontro de culturas e sua interação, mostrando este processo desde a perspetiva do Chile e dos povos indígenas. O itinerário da exposição compõe-se de uma alusão ao processo dos descobrimentos, iniciados por Portugal (há uma secção que fala precisamente da "geopolítica" das descobertas), uma referência às rotas das especiarias (antes e depois da viagem de Vasco da Gama) e uma reconstrução do itinerário de Fernão de Magalhães até morrer na Ásia, tendo depois a sequência da viagem sido comandada por Sebastião Elcano.

O curador da Exposição é o Professor Jaime Rosenblitt, da Biblioteca Nacional.

A exposição está aberta ao público, sendo necessário efetuar marcação previa por e-mail para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Estará patente na Sala Marta Cruz-Coke e na Galería Cristal da Biblioteca Nacional, até 31 dezembro de 2021.

Poderá também ser visitada através dos links: www.bibliotecanacional.gob.clhttps://www.facebook.com/culturas.cl