Zanzibar: Exposição “Os Fotógrafos de Estúdio Portugueses de Zanzibar (Séc. XIX-XX)”

Calendário
Camões, I.P.
Data
21.12.2020 - 05.01.2021
Localização
Zanzibar

Descrição

De 21 de dezembro de 2020 a 5 de janeiro de 2021, entre as 9h00 e as 18h00, terá lugar a exposição “Os Fotógrafos de Estúdio Portugueses de Zanzibar (Séc. XIX-XX)”, no edificio Old Dispensary, em Stone Town, Zanzibar. O certame conta com a organização do Camões – Centro de Língua Portuguesa na Universidade Estatal de Zanzibar.

Na primeira metade do séc. XIX, o Oceano Índico tornou-se um espaço de comércio vibrante e as cidades marítimas da Costa Oriental Africana, Zanzibar e Mombaça, em particular, conheceram grande incremento populacional. Migrantes sul-asiáticos vindos de Goa, do Punjab e do Gujarat começaram a instalar-se na Costa Suaíli atraídos por oportunidades de emprego e pela intensa circulação de produtos manufaturados no Índico Ocidental, a qual facilitava o estabelecimento de pequenos negócios.

Os migrantes portugueses de origem goesa, em Zanzibar, estão entre os pioneiros da fotografia de estúdio na Costa Suaíli. A.C.Gomes, que havia instalado o seu primeiro estúdio em Aden, no Iémen, em data anterior a 1869, mudou-se para Zanzibar no início da década de 1870, estabelecendo o que terá sido, provavelmente, o primeiro estúdio de fotografia em Zanzibar (Hannavy 2008: 343). Os irmãos Coutinho, os irmãos Pereira de Lord e J.P. Fernandes, todos eles tiveram também estúdios abertos em Stone Town, na mesma época.

Estes fotógrafos goeses fizeram inúmeros retratos dos seus clientes europeus e das elites suaíli, fotografaram o sultão e sua família e produziram séries de postais com vistas urbanas, paisagens e imagens da população local e do seu estilo de vida. A partir do seu trabalho podemos inferir muito do que terá sido o modo de vida suaíli, nos finais do séc. XIX e inícios do séc. XX. Para além disso, contribuíram também para modelar a perceção de Zanzibar no resto do mundo de então.

A exposição exibirá uma vasta seleção de reproduções fotográficas de alta qualidade destes fotógrafos portugueses, salientando algumas das características que se pode dizer que definiram a fotografia da Costa Suaíli, nesse tempo.