Venezuela: I Encontro Virtual de Escritores Lusófonos

Calendário
Camões, I.P.
Data
08.12.2020 - 12.12.2020

Descrição

Decorrerá, entre 8 e 12 de dezembro de 2020, através de diferentes canais digitais, o I Encontro Virtual de Escritores Lusófonos na Venezuela, que reunirá sete escritores e intelectuais contemporâneos com o público venezuelano e o resto do mundo. Esta é uma oportunidade para conhecer o património literário escrito em língua portuguesa que existe em vários continentes e que une diferentes culturas numa mesma expressão linguística.

O poeta Fernando Pessoa, um dos mais importantes da Europa no século XX, será homenageado neste primeiro encontro que propõe, em parte, explorar a obra e a figura do poeta, mas também de cartas, contos e ensaios e obras de teatro que vieram à luz por meio das seus conhecidos heterónimos.

 Este primeiro encontro de escritores lusófonos também pretende difundir o trabalho de autores de diferentes países e contextos culturais que utilizam o português como língua de expressão. Desde "Malaca (Malásia), passando por Macau (China), África, Brasil e Portugal, há escritores que prestam homenagem à língua portuguesa nas suas produções, convertendo-se em verdadeiros promotores do nosso idioma no mundo", explica o Embaixador de Portugal na Venezuela, Carlos de Sousa Amaro.

A programação do encontro abordará conversas virtuais com destacados escritores e intelectuais de diferentes partes do planeta, os quais falarão das suas obras e de temas da atualidade das letras em português. Estas entrevistas serão moderadas por Rainer Sousa, Coordenador de Ensino Português no país.

O evento é co-organizado pela Embaixada de Portugal na Venezuela, do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., a Coordenação de Ensino Português na Venezuela (CEPE-Venezuela), e conta com o apoio do Instituto Português de Cultura, a Caixa Geral de Depósitos, o Correio da Venezuela e a fundação ¨Coração em Malaca¨.

Pode encontrar informações detalhadas sobre este evento aqui.