PPUE 2021: Programa radiofónico especial para a Etiópia

Descrição

Em fevereiro e março, a partir de 2 de fevereiro de 2021, todas as terças-feiras e durante oito semanas, o programa radiofónico MUZIQANA (EBC FM Addis 97.1) acolhe a 1.ª série de programas concebidos pelo CLP de Adis Abeba, em colaboração com Mieraf Tekle Music Production e musicólogos do CESEM (Universidade NOVA de Lisboa).

Nesta série, vamos falar das políticas sociais europeias, de economia verde e digital, e da cooperação com a Etiópia, também em áreas como educação e cultura. Cada programa terá uma narrativa musical com objetivos informativos e pedagógicos, numa lógica de divulgação da história musical europeia, mas também abordando e comparando tendências da tradição e da modernidade musical etíope.

O Hino da UE dará o mote para falar do papel da música e da arte na construção da identidade coletiva e como documento social e político. Vamos introduzir o debate sobre a tradição Yarédica e os Cantos Gregoriano e Polifónico; sobre a marca “world music” e o mercado global; sobre o Fado português e o Tizitá etíope. E mais: entrevistas a artistas locais que brilham nos palcos internacionais, nomeadamente aos que já atuaram em Portugal, apresentação dos projetos do cluster EUNIC – Etiópia, tudo em amárico para uma ampla audiência de milhões.

A EBC FM transmite igualmente para todo o mundo, pelos satélites Galaxy, NileSat e Hotbird.

Esta iniciativa da Embaixada de Portugal na Etiópia tem o apoio do Camões, I.P.