Cidade da Praia: Ciclo de Cinema Ambiental para Escolas

Descrição

No âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, que vigora entre janeiro e junho de 2021, e tendo presente que umas prioridades identificadas pela Presidência Portuguesa é a Agenda para o Clima e o Pacto Ecológico Europeu, o Camões - Centro Cultural Português (CCP) na cidade da Praia, em parceria com 350 Cabo Verde - organização que se dedica  à sensibilização da sociedade civil para temas como economia verde e azul e justiça climática - promoverá um ciclo de documentários sobre temas ligados à Agenda Climática, versando, em particular, tópicos de maior interesse para Cabo Verde (os oceanos e os recursos hídricos são dois exemplos).

Nos dias 13, 20 e 27 de abril de 2021, pelas 15h00, o Ciclo de Cinema Ambiental no auditório do CCP na Praia irá receber o público escolar, nomeadamente alunos do ensino secundário da Escola Técnica Cesaltina Ramos, do Liceu Domingos Ramos e do Liceu Pedro Gomes. Nas três sessões serão apresentados documentários realizados por associações não governamentais locais, que integram o movimento 350 Cabo Verde, nomeadamente: Lantuna, que apresenta o documentário Conservar o que é nosso (13 de abril), Biosfera Cabo Verde, que apresenta o documentário As Ilhas Desertas (20 de abril), e a Maio Biodiversity Foundation, que apresenta o documentário Maio: um paraíso num oceano de plástico (27 de abril). Em todas as sessões estará presente um representante de cada uma das associações e será promovido um diálogo com os alunos presentes.

Em maio e junho, as sessões do Ciclo de Cinema Ambiental serão abertas ao público em geral, sendo que o programa, e calendário será muito em breve divulgado.

Face à conjuntura pandémica da COVID-19, a lotação do Auditório do CCP na Praia é limitada.

O CCP na Praia detém o certificado “Limpo e Seguro”, em conformidade com a Resolução n.º14/2020 de 16 de outubro e a Resolução n.º4/2021 de 15 de janeiro.