Goa: Dia Mundial da Língua Portuguesa em Goa

Dia Mundial da Língua Portuguesa 2021

Descrição

No âmbito da 2ª edição da celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa, o Centro de Língua Portuguesa em Goa programou um conjunto de atividades online a realizar ao longo do dia 5 de maio, estabelecendo parcerias com o Consulado-Geral de Portugal em Goa, o Leitorado da Universidade de Nova Deli, o Centro Cultural Português na Embaixada de Portugal em Nova Deli e os Centros de Língua Portuguesa em Praga e em Budapeste.

O programa incluiu um conjunto de palestras/mini-cursos sob o tema “Intercâmbios de Aprendizagens - Aprender português no coração do Índico & Aprender português no coração da Europa”. Os mesmos são realizados em parceria com o CLP em Praga e dirigidos a alunos checos e goeses, num conceito de partilha de referências multiculturais e contextos de ensino-aprendizagem diversos. Outra proposta é o concurso tipo quiz ”À Descoberta da tua Terra", em parceria com o CLP Budapeste, destinado a alunos goeses e húngaros. Todos estes projetos serão gravados na plataforma Zoom e difundidos, no dia 5 de maio, nas redes sociais dos CLP responsáveis pela iniciativa.

Para finalização do programa de celebrações, realizar-se-á nas instalações do CLP Goa um concerto de fado de Nádia Rebelo, com a duração de 45 minutos e com transmissão em direto em diferentes plataformas virtuais. Este evento musical é realizado em parceria com o CLP em Praga.

Para além destas atividades o leitor do Camões, responsável pelo CLP Goa, participará numa conferência realizada online na Universidade de Eötvos Lorand, em Budapeste, com uma comunicação intitulada: “Os estudos portugueses na Índia: confluências e intersecções culturais”.

O acesso às redes sociais dos Centros de Língua Portuguesa em Goa, Praga e Budapeste está disponível em:
https://www.facebook.com/camoesgoa/ 
https://www.facebook.com/institutocamoesbudapeste.clpic/ 
https://www.facebook.com/institutocamoespraga/