Dia Mundial da Língua Portuguesa: a língua que aproxima corações

Descrição

Com o apoio do Camões, IP, o Camões – Centro de Língua Portuguesa em Praga irá assinalar a 2ª edição do Dia Mundial da Língua Portuguesa entre os dias 3 a 7 de maio de 2021, através da realização de diversas atividades de natureza digital.

No dia 3 de maio, pelas 19h15 de Praga, promover-se-á um minicurso online de língua portuguesa e, nos dias 4 e 7 de maio, serão divulgados nas redes sociais do CLP/Praga vídeos com testemunhos dos alunos e professores de língua e cultura portuguesas de diversas universidades checas acerca do que os aproxima da língua portuguesa.

No dia 5 de maio de 2021, entre as 10h e as 14h de Praga, terá lugar a conferência online "A Língua e a Cultura como garante de um futuro multipolar e mais tolerante: o valor estratégico, político e diplomático (soft-power) e económico da Língua Portuguesa". Este evento, organizado em parceria com a Embaixada de Portugal em Praga e com a Universidade Carolina de Praga, no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, contará com a presença e participação de personalidades de alto nível, num importante debate acerca do valor da língua portuguesa.

No dia 5 de maio de 2021, em colaboração com o Camões- Centro de Língua Portuguesa em Goa, realizar-se-á o concerto online da jovem fadista goesa Nadia Rebelo. O concerto será promovido e transmitido simultaneamente nas redes sociais do CLP/Praga e do CLP/Goa, e terá início às 18h de Praga.

Ainda no dia 5 de maio, em colaboração com o Camões – Centro de Língua Portuguesa em Goa, decorrerão palestras subordinadas ao tema: Intercâmbios de Aprendizagens. Mark Pinto, colaborador do CLP/Goa, ministrará uma sessão online dirigida aos estudantes checos de língua e culturas portuguesas sobre o tema Aprender Português no coração do Índico – Goa. Štěpánka Huláková, colaboradora do CLP/ Praga, ministrará uma sessão online dirigida aos estudantes goeses de língua e cultura portuguesas sobre o tema Aprender Português no coração da Europa – República Checa. Ambas as palestras serão difundidas nas redes sociais do CLP/Praga e do CLP/Goa.

No dia 6 de maio de 2021, pelas 20h de Praga, terá lugar o concerto online da jovem cantora portuguesa Joana D Água e, no dia 7 de maio, o CLP/Praga promoverá quizes virtuais sobre a língua portuguesa nas suas diferentes variedades.

Durante a primeira semana de maio e em colaboração com a Dafilms.cz, o CLP/ Praga promoverá um ciclo online de Cinema Português Contemporâneo. No cartaz do ciclo online de cinema constarão títulos como: Extinção, de Salomé Lamas, Correspondências, de Rita Azevedo Gomes, Raposa, de Leonor Noivo, José Cardoso Pires, de Manuel Mozos, Esta é a Minha Casa, de João Pedro Rodrigues, entre outros.

Mas informações em https://pt.institutocamoes-praga.cz/ e https://www.facebook.com/institutocamoespraga/
Ciclo de cinema em https://dafilms.cz/