Cabo Verde: Recital de poesia de Pedro Lamares: "Terras que já tinham um nome"

Descrição

Por ocasião da celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa, será transmitido em direto, através das páginas de Facebook do Camões - Centro Cultural Português (CCP) da Praia e do CCP Pólo do Mindelo, o recital de poesia de Pedro Lamares "Terras que já tinham um nome", às 19h locais do dia 5 de maio de 2021.

Sinopse:

Uma viagem pela mão dos poetas que escrevem em língua portuguesa. Alguns nasceram em Portugal, outros, em terras que já tinham nome quando os portugueses as ocuparam. Algumas estariam mesmo desabitadas. Hoje, estão ligadas a uma pátria comum: a língua portuguesa. A imagem da pátria associada à língua é do Pessoa, na pessoa do senhor Bernardo Soares. Corsino Fortes escreveu: “Dos músculos de mar a mar / à pedra larga da alma / Somos dez rostos de terra crua / E uma pátria de pouco pão (...) Mesmo sendo / já não somos os flagelados do vento leste”


Pelas palavras de poetas da segunda metade do século XX até à atualidade, uma viagem guiada pelos ventos do deserto, suão ou leste, dependendo da perspetiva de quem os recebe. Como tudo o resto.