Barcelona: "Diálogo sobre o Futuro da Europa: o papel da cultura" no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia (PPUE)

Descrição

No âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia (PPUE), o Camões - Centro de Língua Portuguesa em Barcelona, o Consulado-Geral de Portugal e as Representações da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu em Barcelona organizam a celebração institucional do Dia da Europa no domingo, 9 de maio de 2021, às 12h, no Auditório de La Pedrera (Barcelona).

O acontecimento consistirá num «Diálogo sobre o futuro da Europa: o papel da cultura» com os escritores Lana Bastašic, prémio da literatura União Europeia 2020 e José Luís Peixoto, prémio livro da Europa 2013 e prémio José Saramago 2001. Para apresentar e moderar a sessão, contar-se-á com a jornalista e tradutora Pilar Del Río, presidente da Fundação José Saramago.

O quarteto de cordas Altimira fechará a cerimónia com a interpretação do hino da Europa.

Poderá assistir ao evento, que será transmitido via streaming, aqui.

O público poderá, também, colocar questões durante o debate através da plataforma Sli.do inserindo o código DiaEuropa2021.

Mais informações sobre o evento estão disponíveis na página de Facebook do Consulado-Geral de Portugal em Barcelona.

 

Dia da Europa e Declaração Schuman

O Dia da Europa comemora o aniversário da chamada Declaração Schuman. A 9 de maio de 1950, cinco anos após a assinatura do armistício da Segunda Guerra Mundial, o ministro de Exteriores francês Robert Schuman propôs, com base numa ideia do seu assessor Jean Monnet, um plano que visava colocar a produção francesa e alemã de carvão e aço - elementos necessários à construção de armamentos - sob o controlo de uma autoridade única e supranacional.

Este projeto, denominado Plano Schuman, deu origem, um ano depois, à criação da primeira das Comunidades Europeias, a CECA, origem do processo de integração europeia que culminou na construção da actual União Europeia.