Mindelo: "Sopro" - Grupo de Teatro do Centro Cultural Português do Mindelo

Dia Mundial da Língua Portuguesa 2021

Descrição

Por ocasião da celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa, será transmitida, no dia 5 de maio de 2021, a 61.ª produção do Grupo de Teatro do Camões - Centro Cultural Português (CCP) do Mindelo. A peça "Sopro", inspirada na obra da escritora Clarice Lispector e com interpretação da atriz Janaina Alves e encenação de João Branco, poderá ser visionada em direto nas páginas de Facebook do CCP da Praia ou do CCP Pólo do Mindelo.

Sinopse:

A história de uma mulher que mais parece ser uma personagem criada como protagonista de uma história de si mesma. Dividida em três fases que compõem um labirinto de descobertas e devaneios, este espetáculo se transfigura na alegoria da sua própria existência. Génese, Insanidade e Amor, são estes os três pilares deste solo, que trás com ele três formas diferentes de respirar, de dizer, de olhar, de provocar, de voar.

O “Sopro” é um grito de liberdade de mulher e resulta de uma relação quase íntima entre a atriz Janaina Alves e toda a obra literária de Clarice Lispector, que dura já há mais de 15 anos.

Janaina Alves é brasileira, nascida no Piauí. Vive em Cabo Verde desde 2011. Inicia o seu percurso artístico com apenas 9 anos de idade e foi considerada uma das mais promissoras atrizes da sua geração em Teresina, sua cidade natal. Em Cabo Verde, tem se destacado como atriz, arte-educadora e fundadora e gestora da ALAIM - Academia Livre de Artes Integradas do Mindelo, a maior estrutura de educação artística informal do país. A propósito de uma das suas últimas aparições artísticas, em "O Cheiro dos Velhos", foi considerada "uma das mais versáteis actrizes do atual movimento teatral cabo-verdiano".