Celebração do Dia de África na União Africana, com o Mestre Braima Galissá

Calendário
Camões, I.P.
Data
25.05.2021

Descrição

A Embaixada de Portugal na Etiópia e o Camões - Centro de Língua Portuguesa em Adis Abeba apresentam o mestre djidiu (griot) José Braima Galissá, num evento online organizado pela Comissão da União Africana (UA), no 25 de maio de 2021 - Dia de África -  entre as 10h00 e as 12h30 (hora de Adis Abeba).

No ano em que o tema da UA é “Artes, Cultura e Património: Alavancas para construir a África que queremos”, este evento tem por objetivo central o lançamento da "Carta para a Renascença Cultural Africana". O documento foi adotado, em janeiro de 2006, pela 6.a Assembleia da UA, em Cartum (Sudão); a sua ratificação por 15 estados-membros e a assinatura do compromisso político por 34, garantem a implementação desta Carta. Este é um instrumento político a nível continental de afirmação da dignidade dos povos africanos e das fundações populares das suas manifestações culturais, inspiradoras da criatividade e base da inovação através do continente e arquipélagos.

A participação deste mestre djidiu da Guiné-Bissau, agora também com cidadania portuguesa, é um marco importante da parceria com a UA e, igualmente, um contributo para a representação da África lusófona na celebração do 58.o aniversário da data fundadora da instituição panafricana.

Assista ao evento aqui