Brasília: Exposição "Oréades" e Gabriela Albergaria e Marcelo Moscheta no âmbito da PPUE

Descrição

Por ocasião da visita do Secretário de Estado da Internacionalização ao Brasil, tem lugar, no dia 24 de maio de 2021, às 17h30, a inauguração da exposição Oréades, de Gabriela Albergaria e Marcelo Moscheta,

“Oréades” propõe ao público uma reflexão sobre a relação entre Homem, Cidade e Natureza. Habituados a subjetificar natureza e paisagem e tê-las como objeto principal de estudo em suas obras, a artista visual portuguesa Gabriela Albergaria e o brasileiro Marcelo Moscheta, desta vez, tiveram Brasília como tema para os trabalhos patentes em “Oréades”. Foi a partir da paisagem característica do Cerrado, em contraposição com o ideal moderno e utópico da arquitetura da capital brasileira, que ambos, nas palavras do diretor artístico do Instituto Moreira Salles João Fernandes, “constroem nesta exposição ‘conversas’ entre as suas peças, que se revelam como outros tantos diálogos fascinantes e sutis, entre as suas obras e o lugar em que são apresentadas, entre esse lugar (Embaixada de Portugal) e a cidade sui generis que o situa, entre a cidade e o Cerrado, nesse percurso fractal que nos convidam a descobrir”.

A exposição é acompanhada de um catálogo com textos de Luís Faro Ramos (Embaixador de Portugal no Brasil), Viriato Soromenho-Marques (professor catedrático de Filosofia na Universidade de Lisboa), João Fernandes (diretor artístico do Instituto Moreira Salles) e uma entrevista de Luiz Pedro de Melo César aos artistas.

Serão realizadas visitas guiadas entre maio e agosto que permitirão acesso à exposição. As visitas guiadas serão conduzidas por Júlia Mazzutti, têm a duração de 1 hora, são gratuitas e limitadas a 10 participantes por visita, mediante inscrição prévia aqui.

No momento, estão abertas inscrições para: 

- maio: dia 26, às 11h00 / 27, às 14h30

- junho: 01, 08, 15, 22 e 29, às 11h00 / 02, 09 e 17 e 24, às 14h30.

 

Saiba mais sobre a exposição aqui.