Yokohama: Projeção de “O Cônsul de Bordéus” e palestra

Calendário
Camões, I.P.
Data
15.08.2021
Localização
Yokohama

Descrição

O filme “O Cônsul de Bordéus”, realizado por Francisco Manso e João Correa, vai ser exibido no dia 15 de agosto de 2021, às 14h00 , no Earth Plaza, em Yokohama. Após a projeção do filme terá lugar uma palestra pelo Diretor do Camões - Centro Cultural Português em Tóquio, Tiago Maurício, sobre a vida e o trabalho de Aristides de Sousa Mendes, do ponto de vista diplomático.

Este evento decorre no contexto da exposição itinerante Between Life and Death. Stories of Rescue during the Holocaust, em exibição no Earth Plaza até 29 de agosto de 2021. A exposição já passou por várias cidades europeias, e tambem por Osaca.

A exposição conta as histórias inéditas que tiveram lugar em 12 países europeus, dos sobreviventes e dos heróis que tiveram a integridade e a coragem de salvar as vidas dos judeus perseguidos durante o Holocausto.

Entre estes heróis (“Justos entre as Nações”) estão os nomes dos diplomatas Aristides de Sousa Mendes (Cônsul de Portugal em Bordéus) e Chiune Sugihara (Vice-Cônsul do Japão em Kaunas, Lituânia) que passaram vistos que permitiram salvar milhares de vidas.