Tóquio: Retrospetiva da obra de Paulo Rocha

Descrição

Entre 20 e 27 de novembro de 2021, o Athénée Français Cultural Center, em Tóquio, fará uma retrospetiva sobre o cineasta português Paulo Rocha, exibindo um ciclo de filmes do realizador, evento que conta com a colaboração do Camões - Centro Cultural Português (CCP) em Tóquio.

Paulo Rocha viveu no Japão entre 1979 e 1983, onde trabalhou como Adido Cultural da Embaixada de Portugal em Tóquio, tendo realizado durante esta estadia “A Ilha dos Amores”, uma longa-metragem de coprodução luso-japonesa e um documentário, “A Ilha de Moraes”. O cineasta é considerado um dos fundadores do movimento do Novo Cinema em Portugal, tendo realizado cerca de 20 obras até à sua morte, em 2012.

Nesta retrospetiva, serão apresentadas seis obras do realizador, selecionadas pelo cineasta Pedro Costa, que também supervisionou a sua restauração digital.

No encerramento do evento, a 27 de novembro de 2021, Pedro Costa irá falar sobre a vida e a obra de Paulo Rocha, numa palestra online que poderá ser visualizada aqui.

Mais informações aqui (em japonês).