Cairo: Conferência “O legado árabe na Língua Portuguesa” e masterclass de tradução

Calendário
Camões, I.P.
Data
24.11.2021
Localização
Cairo

Descrição

No dia 24 de novembro de 2021, às 12h00, vai decorrer na Faculdade de Al Alsun da Universidade de Ain Shams, no Cairo, a conferência “O legado árabe na Língua Portuguesa”, proferida pelo Professor Abdelillah Suisse. O evento é promovido pela Leitora Irma González e a Embaixada de Portugal no Cairo, com o apoio do Camões, I.P.

A conferência tem como objetivo envolver os alunos de português num diálogo intercultural que se pretende que enriqueça o currículo académico. A mesma abordará questões relacionadas com a cultura luso-árabe, desenvolvida pelos muçulmanos na região do Gharb Al-Andalus, entre os séculos VIII e XII, em cidades como Lisboa, Sintra, Almada, Évora, Santarém, Mértola ou Alcácer do Sal. Essa cultura foi extremamente rica, abarcando domínios como a língua, a literatura, a arquitetura, a construção naval, a matemática, a medicina, a teologia e a filosofia. Nesse contexto, esta conferência tem como objetivo analisar, numa perspetiva histórica, linguística e cultural, os arabismos na língua portuguesa, abordar as suas características morfológicas e semânticas e a sua evolução, destacando aqueles que ainda estão em uso na língua portuguesa.

Pelas 14h00, na mesma Universidade, o Professor Abdelillah Suisse irá ainda ministrar a masterclass “Questões de tradução Português/Árabe: Tradução de advérbios e conjugação de verbos".

Abdelillah Suisse é licenciado em Língua e Literatura Espanholas, com especialização em “Português Língua Estrangeira” pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. É mestre em Literatura Comparada pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e obteve o grau de Doutor em Educação – Ramo Didática e Desenvolvimento Curricular pela Universidade de Aveiro na qual é docente, desde 2003. Abdelilah Suisse é diretor do curso da Licenciatura em Línguas e Relações Empresarias e, como investigador, é membro integrado do Centro de Línguas, Literaturas e Culturas e responsável pelo projeto Línguas e Aprendizagens. É autor de diversos artigos científicos, publicados em revista nacionais e internacionais, sobre os Estudos Luso-Árabes e sobre a Aquisição de Línguas Estrangeiras.