Montevideu e San José: Gaspar Varela no Uruguai

Descrição

Gaspar Varela, músico de guitarra portuguesa, vai atuar em trio com Francisco Gaspar (baixo e contrabaixo) e Diogo Ferreira (viola de fado) na 14.ª edição do Festival Internacional de Jazz de Montevidéu. No dia 30 de novembro de 2021, o músico vai dar um espetáculo único, entre o fado e o jazz, no Teatro Solís, às 20h30.

Gaspar Varela ainda dinamizará um workshop aberto nesse mesmo dia e a 1 de dezembro de 2021 participará na jam session que decorrerá no Bar Montevideo Sur, às 21h00.

A participação do trio de Gaspar Varela no Festival de Jazz de Montevideu conta com o apoio da Embaixada de Portugal e do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., entidades que colaboram há vários anos com o Jazz Tour na divulgação da música portuguesa no Uruguai.

No dia 2 de dezembro de 2021, o trio também vai atuar no Teatro Macció, em São José, com uma proposta mais intimista na Sala Rafael Sienra às 20h30. A entrada para este espetáculo é gratuita.

Bisneto da fadista Celeste Rodrigues, Gaspar quis desde muito tenra idade aprender a tocar guitarra portuguesa para poder acompanhar a bisavó. Cumpriu esse sonho quando tinha sete anos, na Gala da Rádio Amália, pela mão do seu Mestre e professor, o guitarrista Paulo Parreira.

Acompanhou Celeste Rodrigues em diversas ocasiões, com a referência dos mestres Artur Paredes, Carlos Paredes e Jaime Santos.

Aos 15 anos lançou o seu primeiro trabalho, "Gaspar", sendo o guitarrista mais jovem a atuar no seu próprio concerto no Centro Cultural de Belém.

Em entrevista ao jornal Expresso, Gaspar afirma que "Quando acompanho fados, gosto de respeitar a tradição, estamos lá para seguir as vozes, mas fora do fado, também gosto de poder dar novos sons à guitarra portuguesa, gosto de unir a guitarra em sons e estilos que as pessoas não esperam. A verdade é que a guitarra portuguesa é um instrumento como qualquer outro, não é exclusivo do fado."

O talento de Gaspar não passou despercebido à grande estrela do pop internacional Madonna, integrando, em 2019, a digressão mundial "Madame X". Gaspar aproveitou esta oportunidade com grande entusiasmo, fazendo o som da guitarra portuguesa conhecido em todo o mundo.