Montevideu: Teatro Experimental do Porto e Miguel Bonneville no 8.º Festival Temporada Alta de Girona

Calendário
Camões, I.P.
Data
31.01.2022 - 02.02.2022
Localização
Montevideu, Uruguai

Descrição

Decorre, de 31 de janeiro a 18 de fevereiro de 2022, o 8.º Festival Temporada Alta de Girona em Montevideu, organizado pela Sala Verdi e pelo Centro Cultural Goes.

Na 8.º Festival Temporada Alta de Girona em Montevideu, o Teatro Experimental do Porto apresentará Estreito/Estrecho, em coprodução com o Teatro La María (Chile). As duas companhias reúnem-se numa obra que reflete sobre a figura de Fernão de Magalhães e a sua viagem ao Estreito, instalando diferentes abordagens sonoras que, fugindo de uma simples anedota histórica e de uma ordem cronológica, questionam, profanam e submergem na aventura de um grupo de homens que usam o desconhecido, a conquista e a mudança de paradigma, numa montagem que mistura estilos, opiniões e visões. Estreito estreia o festival nos dias 31 de janeiro e 1 de fevereiro de 2022, na Sala Verdi, às 20h30.

Nos dias 2 e 3 de fevereiro, no Centro Cultural Goes, Miguel Bonneville apresenta a suas obras MB#6 2008 e MB#6 2018. MB#6 é uma experiência autobiográfica de narrativa. Bonneville trabalha na sua história pessoal como um momento de profundo encontro existencial entre diversas identidades. Convida algumas mulheres que fazem parte da sua vida a falar sobre si mesmas, sobre as suas experiências relacionadas com o facto de serem mulheres, adultas, artistas, no formato de vídeo-retratos. As histórias de cada uma delas, no entanto, são devolvidas pelo artista que reúne as diferentes histórias sob a mesma voz e as funde, fazendo delas parte de um único grande retrato que descreve uma nova identidade. As autobiografias feitas por mulheres foram sempre, ao longo da história, vistas como incompletas, descontínuas, incoerentes, fragmentadas ou privadas. Bonneville vê o seu trabalho desta forma também, qualquer autobiografia estará sempre incompleta, e estará em contínua transformação e regeneração. Foi por isso que decidiu rever o programa, 10 anos depois, para entrevistar novamente as mesmas mulheres, e também outras que ao longo deste período influenciaram o seu percurso, para continuar a refletir sobre o que é ser mulher hoje, para se tornar uma mulher hoje, especialmente quando as questões do feminismo e do género e da sexualidade têm adquirido cada vez mais destaque nas esferas pública e política.

O Festival Temporada Alta de Girona conta com o apoio da Embaixada de Portugal em Montevideu e do Camões, I.P.

Mais informação aqui.