Atenas: XIV Festival de Literatura Ibero-americana LEA

Calendário
Camões, I.P.
Data
14.06.2022 - 24.06.2022
Localização
Atenas

Descrição

Portugal estará representado mais uma vez no XIV Festival de Literatura Ibero-americana LEA (Literatura em Atenas), que terá lugar na capital da Grécia entre os dias 14 e 24 de junho de 2022, sob os auspícios da Presidente da República Helénica, Katerina Sakellaropoulou.

Esta edição do Festival contará com a participação da poetisa, jornalista e argumentista portuguesa Filipa Leal e de Mafalda Veiga - autora de algumas das canções mais emblemáticas da música portuguesa contemporânea – em diferentes atividades ao longo do XIV Festival LEA, com o apoio da Embaixada de Portugal em Atenas e do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e com patrocínio de TAP Portugal e Kyklos Travel.

Desde a sua fundação, o Festival LEA tem sido apoiado pelas Embaixadas da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Espanha, México, Panamá, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela e pelo Consulado Honorário da Colômbia em Atenas.

Os eventos relativos à literatura e à música portuguesas no quadro da Lusofonia do Festival LEA terão lugar nos seguintes dias:

 

  • 14 de junho de 2022 – 19h00 | Museu da Acrópole

Abertura do XIV Festival LEA

A Presidente da República Helénica inaugurará a XIV edição do Festival LEA, que decorrerá no Museu da Acrópole, na cidade de Atenas. Na cerimónia de abertura estarão também presentes outras personalidades do mundo diplomático e cultural da Ibero-América e da Grécia.

Em espanhol, português e grego.

 

  • 14 de junho de 2022 – 19h40 | Museu da Acrópole

Noite de poesia | "O mar, o sempre mar, já lá estava e era".

Presença dos poetas Leire Bilbao, Ana Merino, Juan Vicente Piqueras e Manuel Vilas, de Espanha, Filipa Leal e Mafalda Veiga, de Portugal, Beatriz Saavedra, do México; e da Grécia, Lina Stefanou e Antonis Fostieris.

Moderado pela filóloga argentina, Marta Silvia Dios Sanz.

Seguido de uma atuação da cantora portuguesa Mafalda Veiga.

Em espanhol, português e grego.

Com o apoio do Museu da Acrópole, da Acción Cultural Española, da Embaixada de Espanha, do Instituto Cervantes, da Εscuela Abanico e da TAP Portugal. Em colaboração com as Embaixadas de Portugal e do México e das editoras Vakxikon, Ikaros e Saixpirikon.

 

  • 15 de junho de 2022 – 11h00 | Biblioteca da Faculdade de Letras (Universidade de Atenas)

Conversa | Filipa Leal e Mafalda Veiga conversam com Ana Maria Soares

A Leitora do Camões, I.P. na Universidade de Atenas, professora Ana Maria Soares, conversa com a poetisa, jornalista e argumentista portuguesa Filipa Leal e com Mafalda Veiga, sobre a literatura, a música e a cultura contemporânea portuguesa.

Em português e grego.

Com o apoio da Embaixada de Portugal, do Camões, I.P., da Universidade de Atenas (Departamento de Língua e Cultura Hispánica), de TAP Portugal e de Kyklos Travel.

 

  • 16 de junho de 2022 – 19h00 | Instituto Cervantes de Atenas

Conversa | Filipa Leal e Mafalda Veiga conversam com Juan Vicente Piqueras

O poeta espanhol Juan Vicente Piqueras, conversa com a poetisa, jornalista e argumentista portuguesa Filipa Leal e com Mafalda Veiga, sobre a sua vida e obra.

Em português, espanhol e grego.

Com o apoio da Embaixada de Portugal, TAP Portugal, Kyklos Travel, do Camões, I.P. e do Instituto Cervantes.

 

  • 17 de junho de 2022 – 20h00 | Jardim da Biblioteca Pública da Ilha de Lefkada

Noite de poesia | "O mar, o sempre mar, já lá estava e era".

Com a participação dos poetas Ana Merino, Juan Vicente Piqueras e Manuel Vilas, de Espanha, Filipa Leal e Mafalda Veiga, de Portugal e Beatriz Saavedra, do México.

Moderado pelo poeta espanhol Juan Vicente Piqueras.

Em espanhol, português e grego.

Com o apoio da Câmara Municipal de Lefkada, da Biblioteca Pública de Lefkada, da Acción Cultural Española, da Embaixada de Espanha, do Instituto Cervantes, do Εscuela Abanico e da TAP Portugal. Em colaboração com a Embaixada do México e de Portugal e as editoras Vakxikon, Ikaros e Saixpirikon.