Tailândia, Vietname e Malásia: Itinerância do pianista Bernardo Santos pelo Sudeste Asiático

Descrição

Entre 13 e 20 de novembro de 2022, decorrerá a itinerância do pianista Bernardo Santos, pelas cidades de Banguecoque (Tailândia), Hanói (Vietname), Malaca e Kuala Lumpur (na Malásia), no Sudoeste Asiático, numa parceria entre o Camões – Centro Cultural Português em Banguecoque, a Embaixada de Portugal em Banguecoque e o Camões – Centro de Língua Portuguesa em Hanói.

O pianista português iniciará esta itinerância apresentando-se em Banguecoque, pela segunda vez, após a sua estreia no reputado Bangkok Internacional Piano Festival, em 2018. O recital será apresentado na Sala Sudasiri Sobha, no dia 13 de novembro, com o programa A. Scriabin: Sonata no. 2, Op. 19, R. Coelho: Sonatina, R. Coelho: Promenades Enfantines à Paris e R. Schumann: Carnaval, Op. 9.

Depois de Banguecoque, seguir-se-ão apresentações no Youth Theatre de Hanói, no Vietname, no dia 15 de novembro, a convite do Camões – Centro de Língua Portuguesa na Universidade de Hanói, e duas atuações na Malásia, em Kuala Lumpur e Malaca, a convite de outras instituições parceiras.

Em Malaca, cidade que conta com um fortíssimo vínculo histórico com Portugal, no dia 17 de novembro, o pianista irá realizar uma masterclass para estudantes de música malaios, e no dia 18 de novembro, o pianista integrará a série Melaka Classics, com um recital na iNote Music Academy.

A passagem por Kuala Lumpur será integrada na programação da prestigiada Bentley Music Academy, com recital agendado para o dia 20 de novembro. Foi na sua estreia em Banguecoque, em 2018, que Bernardo Santos estabeleceu contacto com o maestro Kevin Field, diretor da academia. A Bentley Music Academy é uma das principais escolas de música em Kuala Lumpur e apresenta uma programação cultural rica, com vários recitais ao longo do ano. O recital de Bernardo Santos será integrado na programação de recitais de jovens artistas.