Adis Abeba: Concerto de guitarra portuguesa em celebração do Bicentenário da Independência do Brasil

Calendário
Camões, I.P.
Data
26.11.2022
Localização
Adis Abeba

Descrição

A guitarra portuguesa, nas mãos de Ricardo J. Martins, é a estrela do concerto em celebração do Bicentenário da Independência do Brasil, que está programado para o dia 26 de novembro de 2022, a partir das 17h00, na sala principal do Teatro Hager Fiker, um lugar icónico localizado na zona de Piazza. 

A história do teatro recua ao ano de 1935 e está associada à resistência popular e do meio artístico à ocupação italiana (1936-1941). A memória da origem da sala determinou a escolha desta para o concerto comemorativo do Bicentenário da Independência do Brasil, que encerra as celebrações na Etiópia.

O programa musical do Bicentenário arranca com um recital do mesmo artista no jantar de encerramento da Semana Gastronómica Luso-Brasileira, no hotel Ethiopian Skylight e continua com dois dias de oficina de guitarra portuguesa e ensaios com o músico etíope Mieraf Tekle que acompanhará à viola o guitarrista Ricardo Martins no concerto final.

O repertório sugere uma viagem intercontinental de sonoridades, com interpretação de peças clássicas para guitarra de Coimbra e de Lisboa, chorinhos brasileiros, composições próprias do guitarrista e um brinde final surpresa.

Ricardo J. Martins é um reconhecido e premiado guitarrista e compositor, com três álbuns gravados: "Ricardo J. Martins" (2014), "Cantos e Lamentos" (2017), e "Escapismo" (2021), que será aqui apresentado. 

Esta iniciativa é realizada no âmbito das comemorações do bicentenário da independência do Brasil e conta com apoio do Camões, I.P.