Atenas: Saramago 100 | Jogo de Leitura e Escrita

Calendário
Camões, I.P.
Data
22.11.2022
Localização
Atenas

Descrição

Como parte das celebrações do centenário do nascimento de José Saramago, no dia 22 de novembro 2022, pelas 19h30, na Sala Cultural da Embaixada de Portugal em Atenas, na Grécia, a tradutora da obra de José Saramago em grego, Athena Psylliá, e o filólogo Christos Kotsakopoulos do Setor Cultural da Embaixada de Portugal em Atenas, organizam um jogo de escrita e leitura baseado no trabalho do Prémio Nobel da Literatura português.

"Uma encomenda de um remetente desconhecido chega aos escritórios da Embaixada de Portugal em Atenas. O conteúdo da encomenda é apenas um disco rígido com a inscrição 'O baú de José Saramago', que é secretamente aberto por um funcionário da Embaixada. Ali encontra vários ficheiros contendo obras inéditas de Saramago. Muitos deles não têm sequer um título, outros têm apenas uma introdução. Assim, o funcionário recorre à ajuda da tradutora de José Saramago e de um grupo especial de bibliófilos. Juntos, decidem fazer o maior golpe literário do século: escrever as histórias que Saramago deixou no seu baú digital, e publicar os livros sob a assinatura do autor, sem que Pilar dê por isso"!

A reunião, que se realizará inteiramente em grego, não requer qualquer conhecimento ou preparação especial, está aberta a todos os interessados e a participação é livre.