Cidade do México: Centenário de José Saramago | I Jornadas de Estudos Afro-Luso-Brasileiros em memória de José Saramago

Calendário
Camões, I.P.
Data
05.12.2022 - 07.12.2022
Localização
Cidade do México

Descrição

As I Jornadas Internacionais de Estudos Afro-Luso-Brasileiros em memória de José Saramago decorrem na Cidade do México, nos dias 5, 6 e 7 de dezembro de 2022. Esta edição será dedicada ao Prémio Nobel da Literatura português, José Saramago, no âmbito das comemorações do Centenário do seu nascimento. Na sessão de abertura estarão presentes Pilar del Río, Presidente da Fundação José Saramago, o Reitor da Universidade Nacional Autónoma do México (UNAM) - onde decorre evento - e os Embaixadores de Portugal e do Brasil na Cidade do México. Como conferencistas convidados, as Jornadas contarão com a presença do Alto Comissário para as Comemorações do Centenário de José Saramago, Carlos Reis, do Presidente da I Cátedra Internacional José Saramago na Universidade de Vigo, Burghard Baltrusch, e do escritor português Paulo José Miranda, vencedor do Primeiro Prémio Literário José Saramago (1999).

As Jornadas serão realizadas na Faculdade de Filosofia e Letras da UNAM, com o objetivo de reunir investigadores, estudantes e professores que tenham como eixo do seu trabalho a língua portuguesa, nas suas distintas manifestações culturais e literárias, de forma a fomentar o diálogo e enriquecer a reflexão entre distintas perspetivas e instituições.

Pode conhecer o programa das Jornadas aqui

Este atividade é organizada pela Cátedra Extraordinária José Saramago da UNAM, a Cátedra Extraordinária João Guimarães Rosa, o Departamento de Letras Portuguesas da Faculdade de Filosofia e Letras da UNAM e o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., que também apoia as Jornadas de Estudos Afro-Luso-Brasileiros.