Panamá: Exposição “Viagem a Portugal”, do fotógrafo Pedro Sá da Bandeira

Calendário
Camões, I.P.
Data
09.02.2023 - 28.02.2023
Localização
Cidade do Panamá, Panama

Descrição

No dia 9 de fevereiro 2023, a exposição “Viagem a Portugal”, do fotógrafo Pedro Sá da Bandeira, será inaugurada na Casa del Soldado (Centro Cultural de Espanha), na Cidade do Panamá.

A exposição vai buscar o seu título ao livro homónimo de José Saramago. Muitos anos após a viagem feita pelo Prémio Nobel português, Pedro Sá da Bandeira, um dos mais importantes fotojornalistas portugueses da sua geração, apresenta a sua visão do país.

Em cerca de 40 fotografias de diversas dimensões, Sá da Bandeira revela um Portugal contemporâneo, onde encontramos o pulsar das grandes cidades a viver em harmonia com a energia renovadora da natureza.

A exposição, que será inaugurada pelo Embaixador de Portugal no Panamá, Gonçalo Teles Gomes, e contará com a presença do fotógrafo, estará patente até ao dia 28 de fevereiro de 2023 e conta com o apoio do Camões, I.P.

 

Biografia

Pedro Sá da Bandeira estudou no CENJOR (Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas) em Lisboa. Fez o seu estágio no diário desportivo Record e colaborou com publicações como El País, Le Monde, revista Edit e o jornal The Hill de Washington. Foi correspondente da agência noticiosa Lusa em Maputo (Moçambique). Para além de fotojornalista, Pedro trabalhou como fotógrafo para as Nações Unidas, a Fundação Gulbenkian e a USAID, a Agência para o Desenvolvimento Internacional do Departamento de Estado dos EUA. Em 2017 e 2018 fez parte da equipa de fotógrafos da Presidência da República de Portugal. Em 2019 foi Consultor do Gabinete de Comunicação da Estrutura de Missão da Presidência Portuguesa da União Europeia e em 2021 foi fotógrafo oficial da Presidência Portuguesa da União Europeia.