Concerto Cantigas de Amor de Dom Dinis “En Cas d’ El Rey”, Ensemble Lauda

Descrição

No dia 9 de abril de 2023 o Ensemble Lauda apresentará o concerto “En Cas d’ El Rey”, na Fábrica de Arte Cubano, em Havana.

Pela primeira vez ao vivo em Cuba, juntamente com outras peças de Dom Dinis, o concerto conta com a apresentação de seis das sete Cantigas de Amor de Dom Dinis, encontradas num pergaminho, com notações musicais, no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Lisboa, pelo investigador americano Harvey Leo Scharrer, nos anos 90.

Dada a correlação histórica da génese da língua portuguesa com o galego-português, o concerto funcionará como evocação inicial / prêambulo da celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa, no âmbito da programação conjunta em fase de preparação entre os vários países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) acreditados em Havana.

O presente concerto integra-se ainda na programação geral do Mês da Cultura Europeia, iniciativa da Delegação da União Europeia (UE) em Havana, o que permite rentabilizar sinergias diversas ao nível da promoção e logística geral, a par da referida correlação histórica inicial com o espaço europeu.

O programa, a transcrição musical e direção são de Henry Vidal, músico e diretor do Ensemble Lauda, grupo cubano de música antiga com ampla experiência em recolhas e interpretações deste período. A iniciativa nasce do importante Festival Habana Medieval, dirigido por este músico, por via do qual começaram a ser integradas cantigas medievais galego-portuguesas no repertório de várias edições do evento.

À semelhança de ocasiões anteriores, o concerto tem lugar em parceria com a Fábrica de Arte Cubano, espaço interartes de registo essencialmente contemporâneo, com uma abertura contínua à interação com registos de outros períodos criativos. Constitui, assim, um desafio particularmente estimulante na conciliação de ambientes, públicos e sonoridades.

Consulte o programa aqui.