Celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa 2023

Descrição

A CEPE (Coordenação de Ensino Português no Estrangeiro) Suíça comemora o Dia Mundial da Língua Portuguesa, aliando-se à Embaixada de Portugal em Berna em iniciativas de promoção do livro e da leitura, assim como promovendo atividades do seu corpo docente e dos alunos dos cursos de Língua e Cultura Portuguesas.

Entre 3 e 6 de maio de 2023, será dada maior visibilidade à língua e cultura portuguesas, sublinhando não só o trabalho dos alunos, orientado pelos seus professores, como também o trabalho da comunidade portuguesa na Suíça.

Destaca-se a “palavra” em português, tanto no âmbito da literatura e cultura, como no âmbito das ciências exatas, ou seja, a celebração contemplará a importância das bibliotcas e do do livro enquanto objeto e, também, a promoção da literacia científica.

Neste âmbito, em parceria com a AGRAPS (Associação dos Graduados Portugueses na Suíça), será dada voz a cientistas portuguesas que trabalham na Suíça e será promovida a participação em ateliers científicos, dinamizados por cientistas do CERN.

Programa:

Renens

3 de maio, às 17h00: "À Conversa com Catarina Barreira de Sousa", com Alice pelos caminhos de Gil Vicente

Berna

4 de maio, às 18h00: Exposição "Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul"

Genebra (e online, no canal Youtube da CEPE Suíça)

5 de maio às 12h00: Inauguração de Biblioteca - Centre Médical du Montbrillant - Atlantic santé

5 de maio, às 17h30: Concurso CEPE "O nosso livro-Objeto". Divulgação dos vencedores e dos livros-objeto

Neuchâtel

06 de maio às 10h00: Ateliês Científicos "As mulheres e a Ciência em Português" - Semana da Europa

Mais inforormações aqui.