Encontros com a Língua Portuguesa em Bucareste

Descrição

As Embaixadas de Portugal e do Brasil em Bucareste, em parceria com o ARCUB, apresentam os "Encontros com a Língua Portuguesa” nos dias 4 e 5 de maio de 2023, por ocasião da celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa.

No dia 4 de maio, será projetado o documentário “Língua: Vidas em Português” (2003), de Vítor Lopes, que versa sobre histórias da língua portuguesa e sua permanência entre culturas variadas do planeta, mostrando o quotidiano de personagens ilustres e anónimos de quatro continentes.

No dia 5 de maio, Marina Melaranci & Arte Quintet apresentarão recital de canções compostas por importantes músicos clássicos brasileiros, como Carlos Gomes, Alberto Nepomuceno, Heitor Villa-Lobos e Vinicius de Moraes.

Língua indo-europeia de origem latina, o português é o quinto idioma mais falado do mundo, e o primeiro no hemisfério sul, tendo a UNESCO e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa instituído o Dia Mundial da Língua Portuguesa para celebrá-la, bem como a sua cultura, que transmite uma grande variedade de valores e identidades, vividas no quotidiano de mais de 280 milhões de falantes distribuídos por todos os continentes.